segunda-feira, 11 de julho de 2011

              Os blocos econômicos.

Com a economia mundial globalizada, a tendência comercial é a formação de blocos econômicos. Estes são criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros. Adotam redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais.
Em tese, o comércio entre os países constituintes de um bloco econômico aumenta e gera crescimento econômico para os países. Geralmente estes blocos são formados por países vizinhos ou que possuam afinidades culturais ou comerciais. Esta é a nova tendência mundial, pois cada vez mais o comércio entre blocos econômicos cresce. Economistas afirmam que ficar de fora de um bloco econômico é viver isolado do mundo comercial.



União Europeia . 
A União Européia ( UE ) foi oficializada no ano de 1992, através do Tratado de Maastricht. Este bloco é formado pelos seguintes países : Alemanha, França, Reino Unido, Irlanda, Holanda (Países Baixos), Bélgica, Dinamarca, Itália, Espanha, Portugal, Luxemburgo, Grécia, Áustria, Finlândia e Suécia. Este bloco possui uma moeda única que é o EURO, um sistema financeiro e bancário comum. Os cidadãos dos países membros são também cidadãos da União Européia e, portanto, podem circular e estabelecer residência livremente pelos países da União Européia.
A União Européia também possui políticas trabalhistas, de defesa, de combate ao crime e de imigração em comum. A UE possui os seguintes órgãos : Comissão Européia, Parlamento Europeu e Conselho de Ministros.
Nafta.
Fazem parte do NAFTA ( Tratado Norte-Americano de Livre Comércio ) os seguintes países: Estados Unidos, México e Canadá. Começou a funcionar no início de 1994 e oferece aos países membros vantagens no acesso aos mercados dos países. Estabeleceu o fim das barreiras alfandegárias, regras comerciais em comum, proteção comercial e padrões e leis financeiras. Não é uma zona livre de comércio, porém reduziu tarifas de aproximadamente 20 mil produtos

Mercosul .
O Mercosul ( Mercado Comum do Sul ) foi oficialmente estabelecido em março de 1991. É formado pelos seguintes países da América do Sul : Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. Futuramente, estuda-se a entrada de novos membros, como o Chile e a Bolívia. O objetivo principal do Mercosul é eliminar as barreiras comerciais entre os países, aumentando o comércio entre eles. Outro objetivo é estabelecer tarifa zero entre os países e num futuro próximo, uma moeda única.

Pacto Andino.
Outro bloco econômico da América do Sul é formado por: Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. Foi criado no ano de 1969 para integrar economicamente os países membros. As relações comerciais entre os países membros chegam a valores importantes, embora os Estados Unidos sejam o principal parceiro econômico do bloco.


APEC.
A APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico) foi criada em 1993 na Conferência de Seattle (Estados Unidos da América). Integram este bloco econômicos os seguintes países: Estados Unidos da América, Japão, China, Formosa (também conhecida como Taiwan), Coréia do Sul, Hong Kong (região administrativa especial da China), Cingapura, Malásia, Tailândia, Indonésia, Brunei, Filipinas, Austrália, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Canadá, México, Rússia, Peru, Vietnã e Chile. Somadas as produções industriais de todos os países, chega-se a metade de toda produção mundial. Quando estiver em pleno funcionamento (previsão para 2020), será o maior bloco econômico do mundo.

ASEAN .
A ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático) foi criada em 8 de agosto de 1967. É composta por dez países do sudeste asiático (Tailândia, Filipinas, Malásia, Cingapura, Indonésia, Brunei, Vietnã, Mianmar, Laos, Camboja).

Benelux
Considerado o embrião da União Européia, este bloco econômico envolve a Bélgica, Holanda e Luxemburgo. O BENELUX foi criado em 1958 e entrou em operação em 1 de novembro de 1960.



 
<>


 

A América

Regionalização e Localização da América .

Características gerais .


  O continente americano é o segundo maior do mundo , com área territorial de 42.960.00 km². Suas terras localizam-se totalmente o Hemisfério Ocidental , isto é , estão o oeste do Meridiano de Greenwich , e limitam - se ao norte com o Oceano Glacia Ártico , a leste com o Oceano Atlântico e a oeste com o Oceano Pacífico . 
  A grande extensão no sentido Norte- Sul confere ao continente americano enorme variedade de climas , solos e formações vegetais .
       
                            O processo de colonização.
   A América foi colonizada pelos europeus que , ora pacificamente , ora de forma violente , juntaram - se aos milhares de nativos que viviam no continente .
 Atualmente , a América é constitída por 35 países independentes e vários territórios que ainda pertecem a outros países .

         A regionalização pelo critério geográfico.
     Assim como ocore com o espaço mundial , há diferentes critérios de regionalização da América .
      Os dois critérios comuns levam em conta a localização da terras do continente americano no mundo (critério geográfico ) ou a colonização e o desenvolvimento econômico e social dos países (critérios histórico , cultural e socioeconômico ) .
       A configuração territorial do continente americano , formado ´por duas grandes massas de terra unidas por uma estreita faixa , permite distinguir do ponto de vista geográfico três Américas :
a América do Sul , a América do Norte e a  América Central .
     América do Norte - representa 55 % do continente e localiza - se totalmente no Hemisfério Norte. Essa porção do continente é formada pro três países independentes e por uma possessão europeia , a Groelândia , administrada pela Dinamarca .
    América Central - com 2 % do continete , é constituída por uma parte continental e outra parte insular . A primeira , o istmo , liga as duas grandes porções de terra e abriga sete países independentes ; a outra parte consiste num conjunto de ilhas , o Caribe.
   América do Sul - corresponde a 43 % do continete e tem terras nos dois hemisférios por ser cortada pelo paralelo do Equador , é formada por doze países independentes e uma possessão europeia , a Guiana Francesa , administrada pela França .


quarta-feira, 6 de julho de 2011

Capitalismo X Sociaslimo

 
O que é capitalismo ?
O Capitalismo é um sistema que se desenvolve a partir da crise do feudalismo. Assim, foi marcado, o princípio, pela livre concorrência e pela livre iniciativa, ou seja, qualquer indivíduo teria a liberdade para realizar seu próprio negócio .
De início, o mercado, ou seja, o jogo entre a oferta e a procura de bens e serviço, regulava a economia. Uma vez havendo a apropriação individual dos meios de produção, a sociedade se caracteriza pela existência de classes sociais, sendo a burguesia formada pelos proprietários desses meios e o proletariado, constituída pelos trabalhadores que, em troca de salário, cedem suas forças de trabalho aos capitalistas burgueses.

As Quatro Fases Do Capitalismo

*Pré-capitalismo - Período da economia mercantil, em que a produção se destina a trocas e não apenas a uso imediato. Não se generalizou o trabalho assalariado; trabalhadores independentes que vendiam o produto de seu trabalho, mas não seu trabalho. Os artesãos eram donos de suas oficinas, ferramentas e matéria-prima.
*Capitalismo Comercial - Apesar de predominar o produtor independente (artesão), generaliza-se o trabalho assalariado. A maior parte do lucro concentrava-se na mão dos comerciantes, intermediários, não nas mãos dos produtores. Lucrava mais quem comprava e vendia a mercadoria, não quem produzia.
*Capitalismo Industrial - O trabalho assalariado se instala, em prejuízo dos artesãos, separando claramente os possuidores de meios de produção e o exército de trabalhadores.
*Capitalismo financeiro - Fase atual. O sistema bancário e grandes corporações financeiras tornam-se dominantes e passam a controlar as demais atividades.


O que é Socialismo ?

O socialismo é um sitema caracterizado por uma economia centralizada e pela inexistência de classes sociais.
Por economia centralizada entende-se que o Estado orienta e planeja a economia, por meio de planos. È por mio desse mecanismo que são estabelecidos os preços dos produtos, o número de empregosa ser criado, a quantidade de bens a ser produzida, etc.
Uma vez que o Estado apropria-se dos meios de produção (fábricas, terras, minas, etc.), não há divisão de classes na sociedade e, portanto, pequenas são as diferenças sociais.


Críticas ao socialismo

Entre os principais críticos do socialismo encontram-se John Stuart Mill, Alexis de Tocqueville, Karl Popper, Eugen von Boehm-Bawerk, Ludwig von Mises, Friedrich Hayek e Joseph Schumpeter.
Popper dizia que o historicismo marxista não poderia ser considerado uma teoria científica, pois não é falsificável pela experiência humana.
Mises, em seu livro 'Socialismo' argumentou pela impossibilidade de um governo socialista de planejar racionalmente uma economia complexa. Sem uma economia de mercado, dizia Mises, não pode haver um sistema de preços baseado na oferta e demanda. Apenas o livre mercado informa à sociedade sobre a alocação mais racional dos recursos e do uso mais produtivo dos bens de capital.
Hayek escreveu em O Caminho da Servidão que qualquer tentativa de controlar a economia implica numa concentração de poder estatal e na diminuição da liberdade política. O socialismo terminaria sendo um sistema econômico em que um indivíduo ou grupo de indivíduos controla os demais membros da sociedade mediante a coerção e a compulsão organizada. Exemplos de governos totalitários nesses moldes foram a URSS, especialmente durante o regime de Josef Stalin, a China de Mao Tse-tung e outros experimentos na África e na Ásia. Em sua defesa os socialistas argumentam que esses países, apesar de se considerarem socialistas, nunca teriam aderido ao socialismo pois, na prática, ele nunca teria existido.

 Partidos socialistas do Brasil

Partido Comunista Brasileiro (PCB)
Partido Comunista do Brasil (PCdoB)
Partido Socialismo e Liberdade (PSOL)
Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU)
Partido dos Trabalhadores (PT)
Partido Popular Socialista (PPS)
Partido Socialista Brasileiro (PSB)
Partido da Causa Operária (PCO) .